Aniversário da Casa da Memória com enorme afluência de público

  • Publicado em Atualidade
2º aniversário

A Casa da Memória de Guimarães celebrou esta quarta-feira, 25 de abril, o segundo aniversário com um conjunto de atividades que atraiu um elevado número de público. A efeméride foi assinalada com entrada livre para os visitantes, conferindo o posicionamento no território a que pertence e na comunidade que serve.

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães associou-se às comemorações do 2º aniversário da Casa da Memória realçando a “implementação deste novo equipamento” através de uma “interligação com vários públicos”. Adelina Pinto lembrou o “espaço de construção da memória e da cidadania, simbolizando nesta vertente os valores de abril”.

Com atividades para um público diverso e de diferentes faixas etárias, ao longo do dia decorreram nove oficinas na área da olaria, bordado, música, desenho, fotografia e escrita, sabores tradicionais, azulejo, instalação visual e frottage. Estas oficinas foram complementadas com uma conversa alusiva ao tema “Onde estavas no 26 de abril de 1974?”, a projeção do filme “Toute la Mémoire Du Monde (Alain Resnais, 1956) e ainda visitas orientadas.

O espaço despertou o interesse dos vimaranenses e não só, destacando-se a presença de um grupo de programadores culturais de várias nacionalidades que se revelou “agradado” com as atividades proporcionadas pela Casa da Memória de Guimarães.

Volvidos dois anos desde a sua inauguração, a Casa da Memória projeta o futuro assegurando continuar, na sua exposição permanente, a receber interpretações do indivíduo ao grupo, da oficina à visita guiada; continuar com as suas atividades de mediação destinadas a todas as idades, continuar com o seu Repositório não só como espaço de reflexão e de lembrança (seja pelo acolhimento de debates, conferências e conversas, seja pela disponibilização em intranet e internet de acervos), mas também como lugar de onde saem projetos de investigação que unem a memória, nas suas múltiplas formas a Guimarães.