Hospital de Guimarães integra o encontro regional da Cimeira Mundial da Saúde

  • Publicado em Atualidade
Esta sexta-feira

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães participa, esta sexta-feira, no encontro regional anual da Cimeira Mundial da Saúde, em Coimbra. 

O encontro regional anual começou na quinta-feira, 19 de abril, e conta com 700 peritos mundiais onde estão reunidos e que tem como tema principal a saúde global dos países africanos. 

Este é um evento mundial único, participando o Presidente do Conselho de Administração do HSOG, Delfim Rodrigues, como orador no painel de discussão dedicado ao tema «O papel dos profissionais de saúde na resposta integrada aos cidadãos: que perspetivas de cooperação com os países de Língua Oficial Portuguesa em África». 

Este painel conta também com a presença de representantes das ordens dos Biólogos, Médicos, Médicos Dentistas, Farmacêuticos, Enfermeiros e Nutricionistas. A participação do Hospital de Guimarães neste painel é realizada a convite e em representação do Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço.

Este Encontro Regional antecede a Cimeira Mundial de Saúde que ocorrerá em Berlim, na Alemanha, em outubro próximo. Neste fórum internacional em Coimbra estarão académicos, profissionais de saúde, representantes da sociedade e decisores políticos e económicos, que pretendem proporcionar uma plataforma de discussão permanente onde se abordam os grandes temas sobre o futuro da saúde global, cooperação e desenvolvimento.

O encontro terá como foco quatro temas principais de saúde global, com especial foco em África:  Gestão de doenças infecciosas nos países de baixa e média renda; Governação para a equidade em saúde em países de baixa e média renda; Oportunidades e desafios na translação da inovação para a prestação de cuidados de saúde; e Educação biomédica num mundo em mudança. Entre os oradores participantes, destaca-se a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.