5º Trail Erdal Urgezes Solidário realiza-se este domingo

  • Publicado em Atualidade
Prova terá a participação de cerca de 1500 atletas

A V edição do Trail Erdal Urgezes Solidário, «A Penha como nunca a viu», organizada pela Junta de Freguesia de Urgezes, em parceria com a Associação da Erdal, e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, terá a participação de cerca de 1500 atletas, oriundos de 50 cidades da região norte e centro, com saída e chegada no Complexo Desportivo dos Amigos de Urgeses. A prova realiza-se durante a manhã deste domingo.

Esta prova fará parte da Taça de Portugal de Trail, será também prova classificativa do Campeonato Regional de Trail da Associação de Atletismo de Braga bem como faz parte do Circuito Jovem da Associação de Trail Running de Portugal.

O evento divide-se em quatro percursos de forma a potenciar a participação de todos: Trail longo de 26km, trail curto de 18 km, minitrail de 12 km e uma caminhada de 7km e volta a ser uma prova comunitária, feita em comunidade, para a comunidade.

É também uma prova vincadamente de cariz solidário, de promoção do desporto em comunhão com a natureza, de promoção de boas práticas ambientais, que pretende promover de forma altruísta todas as potencialidades da montanha da Penha, nesta quinta edição as instituições apoiadas serão a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

Nesse sentido, os diferentes percursos passam por locais emblemáticos, de grande beleza natural e patrimonial. A Pousada de Santa Marinha com o seu bosque e jardim de interesse nacional, o Horto Municipal, o Parque de Campismo, o Centro Escutista da Penha, a estátua do Pio IX, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Penha, o centro equestre e seu frondoso bosque, as minas da Penha, os recantos pitorescos de grutas, penedos e fontes que são interligados por trilhos fantásticos onde todos os participantes se divertem a correr.

[ Artigo originalmente publicado no dia 18.04.2018 e atualizado este domingo, 13.05.2018 ]