Portugal é o 77º país mais feliz do mundo diz estudo das Nações Unidas

  • Publicado em Atualidade

Portugal surge no 77º lugar de uma lista de 156 países, num estudo anual das Nações Unidas sobre a felicidade. Este ano, há uma novidade: a análise dos imigrantes de cada país.

Os parâmetros analisados para medir a felicidade foram: Produto Interno Bruto (PIB) apoio social, esperança de vida saudável, liberdade para fazer escolhas, generosidade, perceção de corrupção e distopia (visão negativa do futuro).

Os países nórdicos estão no topo de uma lista de 156 nações à volta do mundo, encabeçada pela Finlândia, seguida da Noruega e Dinamarca, que apresentam um equilíbrio entre os valores de PIB, apoios sociais e negativismo. Já os países africanos estão nos pés da tabela, com altos níveis de visão negativa quanto ao futuro.

Os imigrantes finlandeses são também os mais felizes, num contexto de 117 países, e os da Síria os mais infelizes. Neste âmbito, Portugal surge em 48.º lugar.

Foi incluída a migração, quer interna, quer internacional, examinando as famílias que foram deixadas nos países de origem e aqueles que vivem nas cidades e países que recebem os migrantes.