Guimarães. Investigadores da UMinho lançam manual sobre a dinâmica do carro

  • Publicado em Atualidade
Esta quarta-feira, no campus de Azurém

Os investigadores Paulo Flores e Filipe Marques, da Universidade do Minho, lançam esta quarta-feira o livro "Sobre a Dinâmica do Carro: Teoria e Aplicação", às 15:45 horas, no auditório B1.10 do campus de Azurém, em Guimarães. Trata-se da primeira obra em língua portuguesa com uma abordagem moderna sobre o tema e pretende ser uma referência para professores e estudantes do ensino superior, nomeadamente em projetos interdisciplinares e na participação ativa dos alunos.

A apresentação da publicação cabe aos professores Jaime Ferreira da Silva e Filipe Samuel Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho. A entrada é livre. Além de aspetos mais teóricos e fundamentais, esta edição da Publindústria contém um conjunto diversificado de atividades pedagógicas de cariz prático sobre o estudo dinâmico de um carro. Inércia, movimento, força, deformação e cálculos de aceleração máxima são alguns dos aspetos abordados, o que torna o livro também útil para os interessados nas temáticas ligadas à dinâmica de sistemas mecânicos.

A sessão de lançamento da obra vai ser precedida, às 14 horas, pela mesa-redonda "O Ensino de Engenharia no Século XXI", com cinco professores universitários – António Barbedo de Magalhães, Jaime Ferreira da Silva, Olga Carneiro, Patrícia Santos e Rui Lima. A iniciativa insere-se nas atividades do grupo Engineering Design Advanced Manufacturing (EDAM-UMinho) do Programa MIT Portugal, tendo a coordenação de Paulo Flores e Alexandre Ferreira da Silva, do Centro de Investigação em Sistemas Microeletromecânicos (CMEMS).

[ Artigo originalmente publicado no dia 06.02.2018 e atualizado esta quarta-feira, 07.02.2018 ]