Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020 apresentada nas escolas

  • Publicado em Atualidade
Às 10 horas, na Escola Santos Simões

A Câmara Municipal de Guimarães está a apresentar nas escolas secundárias do concelho a candidatura apresentada a Capital Verde Europeia 2020. A iniciativa, inserida no âmbito da estratégia municipal para o desenvolvimento sustentável “Guimarães Mais Verde”, dá continuidade ao trabalho realizado pela Estrutura de Missão, organizando-se para o efeito um ciclo de sessões em quem será apresentado o trabalho realizado nos diferentes indicadores, bem como o conjunto de projetos e dados de caracterização do território que fazem parte da Candidatura a Capital Verde Europeia 2020.

O ciclo de sessões “Guimarães Mais Verde”, realiza-se em quatro escolas secundárias do concelho. Depois da Escola Secundária Martins Sarmento, da Escola Secundária Caldas das Taipas e Escola Secundária Francisco de Holanda, a candidatura vimaranense é apresentada esta terça-feira na Escola Santos Simões, a partir das 10 horas.

Serão organizadas mais sessões até março, com mais instituições, nomeadamente empresas, associações, IPSSs, Centros de Investigação, Laboratórios, bem como com todos os trabalhadores da Câmara Municipal e Empresas Municipais.

Recorde-se que, no passado mês de outubro, após um processo levado a cabo pela Estrutura de Missão ao longo de três anos, o Município de Guimarães apresentou à Comissão Europeia a candidatura a Capital Verde Europeia 2020, contando com um trabalho intenso em que foram realizadas inúmeras sessões, ações, conferências, reuniões e seminários para a dinamização, sensibilização, consciencialização e mobilização da comunidade, em torno da sustentabilidade, bem como várias reuniões do Conselho Consultivo da Estrutura de Missão (tendo a última ocorrido em 26 de outubro, no Laboratório da Paisagem). 

Em novembro, a Comissão Europeia anunciou que Guimarães faz parte do conjunto de 13 cidades candidatas ao título de Capital Verde Europeia 2020, seguindo-se duas fases de avaliação. Da 1ª fase sairá uma lista reduzida de cidades, que será anunciada em abril, e após a 2ª fase de avaliação, em junho, será anunciada a cidade vencedora.

Mais informação em <http://www.guimaraaesmaisverde.pt> e <http://www.guimaraesmaisverde.pt/_candidatura_cve2020_estrutura_de_missao>.

[ Artigo originalmente publicado no dia 17.01.2018 e atualizado esta terça-feira-feira, 23.01.2018 ]