CERCIGUI inaugura Remodelação do edifício do Centro de Atividades Ocupacionais

  • Publicado em Atualidade
Esta terça-feira, pelas 11 horas

A CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães comemora esta terça-feira o seu 40º Aniversário, com a inauguração, pelas 11 horas, da Remodelação do edifício do Centro de Atividades Ocupacionais II.

A cerimónia contará com a presença de todos os Mecenas Sociais que apoiaram financeiramente a obra, do Presidente do Município de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, do Diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira, do Monsenhor José Maria e de Neno que deu o "rosto" à campanha «Causa Nostra».

Este centro, em funcionamento nas instalações do centro educacional, desde 1998 dá apoio a 49 clientes com deficiência mental grave. Este edifício desde a sua existência, nunca tinha sido alvo de manutenção ao longo do tempo o que levou a uma degradação severa da sua estrutura. 

Ao constatar que a instituição não tinha suporte financeiro para proceder às melhorias necessárias, a CERCIGUI elaborou uma candidatura ao apoio do Fundo Socorro Social (FSS) na tentativa de obter financiamento que suprisse as necessidades mais prementes (substituição de telhados, implementação das medidas de autoproteção e remodelação da cozinha e pátio exterior). 

Esta candidatura foi aprovada e assim foi possível fazer as intervenções de remodelação, criação e implementação de todas as medidas de melhoria exigidas pela Segurança Social e Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A par desta intervenção e porque o financiamento do Fundo Socorro Social não cobria todas as reais necessidades, foi lançada uma campanha na comunidade designada "Causa Nostra", cujo objetivo foi a angariação de "padrinhos" que ajudassem na remodelação interior dos espaços (salas de atividades, sala de convívio, casas de banho e espaços comuns).