Casa da Memória acolhe exposição do colecionador Raimundo Fernandes

  • Publicado em Atualidade
Até este domingo

A Casa da Memória tem patente, até este domingo, a coleção de Raimundo Fernandes. Esta é a segunda mostra do ciclo de exposições temporárias «Memento (Lembra-te)».

Ao longo de toda a sua vida, Raimundo Fernandes colecionou centenas de objetos ligados a Guimarães e à sua região. Acumulou moedas, pintura, escultura, fotografia, medalhística e demais artefactos de temática vimaranense, com especial incidência na figura de Afonso Henriques.

Este é o momento em que o espólio de Raimundo Fernandes – ou melhor, parte dele – se mostra e partilha nesta mesma forma e condição, um gabinete de curiosidades onde cabe Guimarães, em si e no mundo, uma causa persistente, obsessiva e memorialista: um atlas de todas as coisas Guimarães.

Esta é a segunda exposição temporária do ciclo «Memento (Lembra-te)». Com objetos e imagens provenientes de coleções de instituições ou de particulares, a Casa da Memória irá concretizar sucessivos momentos expositivos, de modo a aprofundar as referências dadas pela exposição nuclear, «Território e Comunidade».

[ Artigo originalmente publicado no dia 29.10.2017 e atualizado este domingo, 04.03.2018 ]