Carregadores de carros elétricos vão ser obrigatórios nas casas novas

  • Publicado em Atualidade

Todas as novas habitações ou garagens vão passar a ter obrigatoriamente um ponto de carregamento para veículos elétricos a partir de 2019. A meta foi inscrita pelo Governo no projeto de grandes opções do plano (GOP) para o próximo ano, que foi entregue aos parceiros sociais.

O atual regime jurídico para a mobilidade elétrica já prevê que as novas construções de habitação (ou de outros imóveis) que disponham de locais de estacionamento tenham uma instalação elétrica adequada para o carregamento de veículos elétricos, em função do número de lugares existentes. O que não estava ainda contemplado era o ponto de carga em si. É isso que se pretende agora assegurar.

Sem detalharem as medidas, as GOP também determinam para 2018 “incentivos ao aumento do parque nacional de veículos elétricos, ao nível de particulares, empresas e Administração Pública”. Além disso, referem o desenvolvimento (que já estava previsto) da rede de carregamento de acesso público em todo o território nacional, a rede piloto, gerida pela Mobi.e.

Sobre o desenvolvimento desta rede, fonte do Ministério do Ambiente disse ao PÚBLICO que “neste momento estão instalados 31 postos de carregamento rápido” da primeira fase da rede piloto, que previa a ligação de um total de 50 destes equipamentos até ao final do ano.