Dia Internacional dos Museus comemorado na SMS com o evento «O Baile»

  • Publicado em Atualidade
Este sábado, à noite

A segunda edição do evento «O Baile», pretende dar continuidade a um projeto iniciado em novembro de 2013, no âmbito da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. Neste ano de 2017, «O Baile» integra-se no programa de comemorações do Dia Internacional dos Museus/Noite dos Museus, da Sociedade Martins Sarmento.

A iniciativa inspira-se nos eventos briosamente organizados na Cidade de Guimarães e especialmente por Francisco Martins Sarmento no seu Palacete do Largo do Carmo, na receção aos participantes da Conferência Arqueológica de 1877. 

O Baile decorrerá no Salão Nobre da instituição, entre as 22 e as 24 horas deste sábado, 20 de maio e será musicalmente acompanhado pelo Grupo de Cordas do Conservatório de Guimarães que executará peças do séc. XIX, sob a direção da Maestrina Filipa Abreu. 

Atuará o Grupo Baile Oitocentista, o qual apresentará as danças características deste período histórico sob a direção do Formador/Encenador/Maestro, professor Maurizio Padovan. No espaço destinado ao evento, circularão figurantes vestidos à época e uma equipa de "serviçais", vestidos a rigor, (alunos do curso Profissional "Técnico de Restauração - variante Restaurante-Bar", do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela), que servirá no final do Baile bebidas e uma pequena ceia composta por acepipes variados, confecionados de acordo com os menus do século XIX pelos alunos do curso Técnico Profissional de Restauração (Cozinha/Pastelaria), da Escola Secundária de Felgueiras.

 

 [ Artigo originalmente publicado no dia 09.05.2017 e atualizado este sábado, 20.05.2017]