Apresentação do Enquadramento #11 dedicado a José Álvaro Morais

  • Publicado em Atualidade

A sede do Cineclube de Guimarães recebe esta terça-feira à noite, pelas 22 horas, a apresentação do Enquadramento #11, dedicado a José Álvaro Morais.

José Álvaro Morais, o realizador e argumentista português autor de: “Ma Femme Chamada Bicho” (1976), “O Bobo” (1987), vencedor do Leopardo de Ouro do Festival de Locarno, “Zéfiro” (1993), “A Margem Sul” (1994), “Peixe-Lua” (2000) e “Quaresma” (2003).

“Desde os anos 70 que pareceu trilhar um caminho por onde só ele avançava, longe da ideia de “parentescos” próximos ou distantes que dá à expressão “cinema português” um sentido mais alargado do que a mera referência à sua proveniência geográfica. Filmes como “Ma Femme Chamada Bicho” (documentário sobre Vieira da Silva e Arpad Szènes) ou esse “projeto da vida” que foi “O Bobo”, mesmo um objeto tão bizarro como “Zéfiro”, são manifestações de um universo e de uma visão que parecem nascer ali, naquele cineasta, dificilmente integráveis na dimensão “coletiva” que, de um modo ou de outro, é legítimo defender como uma das características do cinema português moderno.”