UMinho em destaque no ranking global U-Multirank 2017

  • Publicado em Atualidade
Subiu em relação ao ano anterior

Foram divulgados os resultados da quarta edição do ranking global U-Multirank. A Universidade do Minho obteve oito indicadores classificados com nota máxima (categoria A – Muito Bom), destacando-se nas dimensões da investigação, internacionalização e envolvimento regional. 

Nesta quarta edição, a UMinho confirmou a sua classificação de excelência em três indicadores da dimensão da investigação, nomeadamente nas publicações científicas, nas publicações interdisciplinares e na proporção de pós-doutoramentos relativamente ao total do pessoal académico.

A importância da instituição no envolvimento regional também foi reconhecida com três notas máximas, destacando a colaboração da universidade com empresas e organismos da região para a realização de estágios para os seus estudantes, bem como a percentagem de graduados em licenciaturas ou mestrados nos cursos da UMinho que conseguiram o primeiro emprego nesta região.

A avaliação da dimensão da internacionalização foi igualmente reforçada, juntando aos dois indicadores com nota máxima – pessoal académico com origem internacional e publicações científicas em colaboração internacional, outros dois com classificação relevante – estudantes em mobilidade e percentagem de doutoramentos de estudantes estrangeiros.

Relativamente à edição do ano anterior, para além de ter agora mais um indicador com a classificação máxima, a UMinho regista em 2017 uma subida nas pontuações médias das dimensões de internacionalização e de envolvimento regional. 

O U-Multirank, criado com financiamento da União Europeia, utiliza uma abordagem multidimensional com recurso a uma análise comparativa do desempenho das instituições em indicadores classificados em cinco níveis (de A – Muito Bom a E – Fraco). No estudo agora publicado foi avaliado o desempenho de mais de 1300 instituições de ensino superior de 90 países.