Museus e monumentos do Norte com preços novos a partir desta quarta-feira

  • Publicado em Atualidade
Paço dos Duques de Bragança

O Governo aprovou a atualização de preços dos bilhetes dos museus e monumentos sob responsabilidade da Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN), publicada em Diário da República (DR), mantendo-se inalterado o custo da maioria dos ingressos.

 

Em Guimarães os preços mantêm-se inalterados na entrada no Paço dos Duques e no Museu de Alberto Sampaio, assim como no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas (Tarouca, Viseu), na Citânia de Santa Luzia (Viana do Castelo), no Santuário de Panóias (Vila Real), no Museu de Lamego (Viseu) e no Museu dos Biscainhos (Braga), entre outros espaços dependentes da DRCN.

Nos bilhetes-circuitos, que têm validade de oito dias, o único que regista um aumento de preço é o que permite o acesso ao Museu de Alberto Sampaio, Castelo de Guimarães e Paço dos Duques, em Guimarães, que passará de sete para oito euros.

Na lista de serviços dependentes da DRCN publicada em DR surgem pela primeira vez o Centro Interpretativo de Tongóbriga, no Marco de Canaveses, que foi inaugurado no verão do ano passado pelo ministro da Cultura, custando a entrada dois euros, e o Convento de Santo António de Ferreirim, em Lamego, com o bilhete a custar três euros.

O despacho governativo justifica a atualização do valor de alguns ingressos com “as beneficiações e intervenções levadas a cabo em alguns imóveis e museus”.

O despacho fixa ainda descontos para maiores de 65 anos, portadores de cartão de estudante e cartão jovem, famílias numerosas e grupos de visitantes, por exemplo, bem como isenções no primeiro domingo de cada mês, estando também isentas as crianças até 12 anos, os desempregados residentes na União Europeia e profissionais como jornalistas em funções, investigadores e conservadores.

Os monumentos e museus do Norte receberam 1,5 milhões de visitantes em 2016, uma subida de aproximadamente 82% em relação ao ano anterior, anunciou este mês a DRCN.

[Preços]

Museu de Alberto Sampaio - 3,00 (euros);

Castelo de Guimarães - 2,00 (euros);

 

Paço dos Duques, Guimarães - 5,00 (euros);

Bilhetes circuitos

Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança, Guimarães - 6,00 (euros);

Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães - 8,00 (euros);

Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães - 6,00 (euros)

Criados os seguintes Bilhetes Especiais

Museu de Alberto Sampaio - Claustro - 1,00 (euros);

Museu de Alberto Sampaio - "Museu à noite" - 1,50 (euros);

Paços dos Duques de Bragança - visita com audioguia - 8,00 (euros).