CCVF | Companhia Paulo Ribeiro em dose dupla este fim-de-semana

  • Publicado em Atualidade

A programação de dança contemporânea do 4º trimestre do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, arranca este fim-de-semana, em dose dupla, com «Maiorca» (sexta-feira, 08 de Outubro) e «Paisagens…Onde o Negro é Cor» (sábado, 09 de Outubro), da companhia Paulo Ribeiro. Ambos os espectáculos têm início às 22:00 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor.

Em «Maiorca», seis bailarinos interpretam a coreografia criada por Paulo Ribeiro ao som dos 24 Prelúdios de Chopin tocados, ao vivo, por Pedro Burmester. Cumpridos 25 anos desde que criou a sua primeira coreografia, Paulo Ribeiro cria dança à dimensão da música, provocando o público a deixar-se transportar sem reivindicar a racionalidade, tantas vezes redutora, da razão.

«Paisagens…Onde o Negro é Cor» resulta do projecto Dedicatórias, uma homenagem de Paulo Ribeiro a várias cidades do país, onde se inclui Guimarães. Nove cidades portuguesas e uma ideia comum: fazer uma dedicatória a cada um dos espaços urbanos a partir dos seus teatros ou de um dos seus espaços culturais, como forma de homenagear as cidades que inspiram os intérpretes a criar curtos solos, que reflectem uma visão concentrada, mas deliberadamente superficial ou se preferirem turística.

No âmbito da programação de dança do Centro Cultural Vila Flor, ainda este mês, no dia 23, o público do CCVF poderá assistir ao espectáculo “Local Geographic”, do coreógrafo Rui Horta.