Guimarães inaugura rua «S. Nicolau dos Estudantes» no dia do Padroeiro dos Nicolinos

  • Publicado em Atualidade
Parque das Hortas passará a chamar-se Largo da República

A requalificação urbanística e funcional efetuada pela Câmara de Guimarães no Parque das Hortas e da sua área envolvente, que deu origem à nova rua "S. Nicolau dos Estudantes", inaugurada esta terça-feira, «acrescentou cidade à cidade», considerou o Presidente do Município, Domingos Bragança, no dia em que a ligação rodoviária e pedonal entre o Largo República do Brasil e as Hortas passou a ter a denominação do padroeiro dos estudantes do ensino secundário de Guimarães, falecido no dia 06 de dezembro.

 «Esta rua, que está num dos locais mais bonitos e emblemáticos de Guimarães, representa a nossa gratidão para com todos os nicolinos que nos antecederam e para com os que mantêm hoje viva esta tradição de Guimarães! As Festas Nicolinas são sentidas por todos os estudantes, mas está também no coração de todos os vimaranenses, que as vivem com emoção e afeto numa cidade que se afirma cada vez mais no presente e no futuro», disse o responsável pelo Município, que anunciou uma nova denominação para o Parque das Hortas a partir do dia 25 de Abril de 2017, passando a chamar-se Largo da República.

 Domingos Bragança referiu também que está a «trabalhar no sentido de encontrar uma sede» para a Associação de Comissões de Festas Nicolinas. «Será um espaço nobre e um local de reunião onde terão a possibilidade de disponibilizar o seu acervo», acrescentou. Recentemente, o Presidente da ACFN reuniu com o Presidente da Autarquia. Em dia de «festa e especial», Rui Silva agradeceu a colaboração da Câmara e lembrou que, depois da Travessa da Senhora Aninhas, madrinha dos estudantes, os nicolinos passaram a ter agora uma rua. «Um dia teremos uma avenida...», disse, entre sorrisos, numa cerimónia onde Nuno Guimarães, Presidente da Comissão de Festas 2016, enalteceu o «marco importante» da inauguração.  

 Na sua intervenção, o Presidente da Câmara destacou igualmente o trabalho desempenhado por Augusto Costa à frente da Associação de Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG), que concluiu um mandato de 18 anos enquanto Presidente da Direção dos "Velhos Nicolinos", sucedendo agora a José Ribeiro. «Merece o nosso reconhecimento, porque deixa um bom legado e transmite o testemunho a uma pessoa também apaixonada pelas Nicolinas. Esse é um princípio para que tudo corra bem!», afirmou Bragança, que realçou a importância da Irmandade de S. Nicolau, agora liderada por Carlos Sousa, pelo «sentimento de religiosidade» que confere às festas.