Oito distritos portugueses com «Aviso Laranja» devido a chuva e neve

  • Publicado em Atualidade

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quinta-feira oito distritos de Portugal continental sob "Aviso Laranja" devido à queda de neve e de chuva.

Estão sob «Aviso Laranja», o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga.

Segundo o IPMA, aqueles distritos vão estar sob «Aviso Laranja» até às 6 horas de sexta-feira.

Para os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora e Portalegre foi emitido um «Aviso Amarelo».

Aveiro e Coimbra vão estar sob «Aviso Amarelo» devido à chuva, neve e vento, enquanto Évora e Portalegre foi emitido o alerta por causa da chuva.

Em Setúbal, Leiria e Lisboa, o IPMA prevê vento com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros/hora.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para os perigos do mau tempo previsto para sexta-feira, aconselhando medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas.

O «Aviso Laranja», é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O «Aviso Amarelo» refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".