«Dia Mundial da Diabetes» celebra-se em Guimarães com várias atividades

  • Publicado em Atualidade
Nos dias 11, 12 e 14 de novembro

Na próxima segunda-feira, dia 14 de novembro, celebra-se o «Dia Mundial da Diabetes» e neste âmbito a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD) da região do Alto Ave, criada em 2013 e que junta o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Ave, irá organizar várias atividades pedagógicas e preventivas, nos dias 11, 12 e 14 de novembro, em Guimarães. 

A esta iniciativa associaram-se a Câmara Municipal de Guimarães, o Lions Clube de Guimarães, o Instituto Superior de Saúde do Alto Ave e o Exército Português, dando uma maior amplitude à iniciativa. Em Portugal, cerca de 50% da população tem ou está em risco de ter Diabetes tipo2. 

Atividades previstas:

Dia 11: No Hospital haverá duas atividades ligadas à área pediátrica, pelas 17:30 horas. Para os pais: um showcooking, na cozinha do Hospital, e para as crianças uma aula de Zumba Kids, no átrio principal do Hospital.

Dia 12: O ACES do Alto Ave, através da Unidade de Cuidados na Comunidade, a Câmara Municipal de Guimarães, o Lions Clube de Guimarães, o Instituto Superior de Saúde do Alto Ave e o Exército Português terão 4 postos de rastreio e educação para a saúde na cidade: Das 09:00 às 13 horas junto ao Mercado Municipal e das 10:00 às 17 horas no Largo da Oliveira, junto a Alameda de S. Dâmaso e junto a Escola Francisco de Holanda.

Dia 14: A partir das 08:30 horas, no átrio da entrada principal do Hospital, haverá um conjunto de atividades (entre as quais rastreios gratuitos a glicemia capilar) no sentido da prevenção, primária e secundária da doença.

[ Artigo originalmente publicado no dia 08.11.2016 e atualizado esta sexta-feira, 11.11.2016 ]