Guimarães. Memória de Hélder Rocha evocada no centenário do seu nascimento

  • Publicado em Atualidade
Este sábado, na Sociedade Martins Sarmento

O Vitória Sport Clube, a AALG – Velhos Nicolinos, a Sociedade Martins Sarmento, a Irmandade de S. Nicolau, a Tertúlia Nicolina “4 de dezembro”, a Junta de Freguesia de Urgezes, amigos e família, vão promover este sábado, 19 de novembro, uma evocação da memória de Hélder Rocha, no centenário do seu nascimento. 

Hélder Rocha, engenheiro civil, foi um ativo interventor na vida de Guimarães, ao longo de quase todo o século XX, tendo sido Presidente Honorário do Vitória, Nicolino Mor, jornalista, deputado municipal, entre outras colaborações que prestou a várias instituições de Guimarães.

O programa do encontro de evocação terá lugar na Sociedade Martins Sarmento a partir das 17 horas e constará de: Uma exposição de referências da sua memória de vida; intervenções de personalidades que abordarão a sua vida como vimaranense bairrista, nicolino, jornalista, vitoriano e dirigente desportivo; apresentação do livro “Manual do pequeno Nicolino” a ele dedicado; recitação de extratos dos pregões nicolinos de 1935 e 1936 anos em que foi pregoeiro e saudações das instituições que serviu e das autoridades concelhias. No final o encerramento pela comissão promotora. 

[ Artigo originalmente publicado no dia 01.11.2016 e atualizado este sábado, 19.11.2016 ]