Guimarães recebeu sessão de informação sobre cidades e comunidades inteligentes

  • Publicado em Atualidade
Smart Cities no Avepark

Um representante da Comissão Europeia para os assuntos da energia, Eric Lecomte, apresentou em Guimarães as várias oportunidades de candidaturas que podem ser elaboradas até fevereiro de 2017 no âmbito das “Smart Cities”, cidades inteligentes sustentáveis que, através da aplicação de novas tecnologias no espaço público, têm por objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Durante uma sessão informativa que decorreu esta quinta-feira no AvePark, o Policy Officer da Comissão Europeia destacou a necessidade das instituições promoverem a criação de redes entre cidades de diferentes países, ressalvando a «compatibilidade entre os conceitos de Cidade Inteligente e Cidade Verde», no contributo para a construção de cidades onde os cidadãos gostem de viver, «mais verdes, mais inclusivas, mais inteligentes e tecnológicas».

O “InfoDay” dedicado ao programa-quadro H2020, debruçou-se sobre o tema “Smart Cities and Communities” e revelou-se mais uma oportunidade para a divulgação por parte da Fundação de Ciência e Tecnologia e do Gabinete de Promoção do Programa-Quadro Europeu de I&D (Horizon 2020) de promover várias oportunidades que este programa-quadro encerra no âmbito das cidades inteligente e sustentáveis. O programa conta já com mais de sete centenas de projetos aprovados em Portugal e tem sido uma ferramenta importante para o desenvolvimento de projetos na área da investigação, tecnologia e inovação.

Presente na abertura do “InfoDay”, realizado com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, o vereador Ricardo Costa sublinhou a importância de «juntar os conceitos de cidade inteligente (Smart City) e Cidade Sustentável (Sustainable City) como contributo para a candidatura a Capital Verde Europeia», um caminho que Guimarães está a trilhar, preparando o respetivo dossiê, sendo simultaneamente líder de um consórcio europeu no âmbito das Cidades Inteligentes: “1000 Smart Historic Cities”. «Somos uma cidade com história, mas com os olhos no futuro», disse.