Azurém. Investigadores da UMinho premiados em França

  • Publicado em Atualidade
Departamento de Engenharia Mecânica

Filipe Marques, Fernando Isaac, Nuno Dourado e Paulo Flores, investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foram distinguidos na 6th European Conference on Mechanism Science (EUCOMES2016), em Nantes.

Os quatros investigadores receberam uma Menção Honrosa com o trabalho intitulado«A New Formulation for Spatial Revolute Joints with Clearance», o qual obteve a segunda mais elevada classificação de entre as centenas de trabalhos publicados na referida conferência. 

Esta investigação visou desenvolver metodologias avançadas de articulações mecânicas, robóticas e humanas capazes de reproduzir fielmente as interações existentes em juntas cinemáticas de sistemas a várias escalas, que vão desde as dimensões convencionais até à micro e nanoescala.

Os investigadores premiados desenvolvem as suas atividades científico-pedagógicas no Departamento de Engenharia Mecânica de UMinho e no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Microssistemas Eletromecânicos da UMinho, cuja área investigação se centra nas áreas das micro e nanotecnologias, associando as valências dos sistemas mecânicos e electrónicos com aplicação a novas soluções biomédicas.