Luto. Faleceu Josias de Carvalho ex-Presidente da Junta de Vermil

  • Publicado em Atualidade
Esta quarta-feira de manhã

Faleceu esta quarta-feira de manhã, 28 de setembro, aos 87 anos, o ex-Presidente da Junta de Vermil, Josias de Carvalho. Exerceu as funções de Presidente de Junta durante 32 anos consecutivos, entre 1974 e 2005.

A partir de 1982, e durante seis mandatos, a sua obra autárquica em Vermil foi marcante no desenvolvimento da freguesia e constituiu exemplo em todo o concelho. Em 1974, quando regressado de Moçambique onde tinha exercido parte da sua vida profissional, foi convidado para presidir à Comissão Administrativa da Junta de Freguesia.

Com Josias de Carvalho, Vermil viu instalada todas as condições necessárias à melhor qualidade de vida das suas populações. A Avenida Padre Flávio, a ligação do centro da freguesia ao Monte de S. Miguel do Anjo, local paisagístico de referência em toda a envolvente, foi a obra que mais acarinhou e sempre elegeu como referência dos seus mandatos.

Em 2005, já com perto de 80 anos, não se candidatou nas eleições então realizadas e a Câmara Municipal prestou-lhe uma justa homenagem que decorreu com grande participação popular exatamente no Monte de S. Miguel do Anjo, que tanto acarinhava.

O corpo de Josias de Carvalho encontra-se em câmara ardente na Capela Mortuária de Ronfe, a partir das 10 horas desta quinta-feira, 29 de setembro. À tarde, pelas 17 horas, realizam-se as cerimónias fúnebres na Igreja de Ronfe, indo depois a sepultar no cemitério paroquial da vila.