Sede da ACT na "Casa de Donães" inaugurada esta quarta-feira em Guimarães

  • Publicado em Atualidade
Edifício reabilitado pela Câmara Municipal

As novas instalações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), cedidas pela Câmara Municipal de Guimarães, são inauguradas esta quarta-feira, 14 de setembro, às 15 horas, na "Casa de Donães", um edifício do século XVIII situado no Largo de Donães, no Centro Histórico de Guimarães.

A inauguração da nova sede da ACT, que vai servir cinco municípios, contará com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, e dos Subinspetores-Gerais da ACT, Manuel Maduro Roxo e António J. Robalo dos Santos, entre outras personalidades e entidades da cidade.

O edifício insere-se num lote com três frentes e empena lateral, desenvolve-se em quatro pisos, é estruturado a madeira (pavimentos e cobertura) e encontra-se localizado na área classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. A obra de reabilitação contribuiu para uma adequada recuperação do edificado no Centro Histórico de Guimarães, utilizando-se técnicas tradicionais de construção e mantendo-se a tipologia como elemento base de estruturação do lote e elemento mediador com o Largo de Donães.

[ Artigo originalmente publicado no dia 13.09.2016 e atualizado esta quarta-feira, 14.09.2016 ]