Gasolina pode subir até um cêntimo na próxima semana

  • Publicado em Atualidade

Os preços dos combustíveis vão revelar um comportamento misto: assim, enquanto o gasóleo não deverá sofrer alterações, a gasolina pode subir até um cêntimo, de acordo com fonte do setor.

Recorde-se que, na passada segunda-feira, pela primeira vez em quatro semanas e de modo mais acentuado na gasolina do que no gasóleo, refletindo as cotações médias dos combustíveis nos mercados internacionais, os preços registaram descidas.

Aquelas sentiram-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas "marcas brancas", que normalmente têm preços mais baixos.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior, altura em que ambos os preços desceram, acompanhando assim a desvalorização do petróleo nos mercados internacionais, segundo dados da Bloomberg.

A descida do início desta semana foi a primeira com carácter semanal dos preços dos combustíveis em quatro semanas. Só na última quinzena de Agosto, o gasóleo subiu em média cinco cêntimos por litro, enquanto a gasolina ficou quatro cêntimos mais cara.

O preço médio de referência do litro de gasolina em Portugal estava nos 1,456 euros. Já o gasóleo valia 1,212 euros por litro, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).