Coleção de Fotografia da Muralha inaugurada esta sexta-feira

  • Publicado em Atualidade
Pelas 18:30 horas

A exposição temporária da Coleção de Fotografia da Muralha, integrada no programa das Festas Gualterianas de 2016, vai estar patente a partir desta sexta-feira, 29 de julho, no GuimarãeShopping. A inauguração está agendada para as 18:30 horas.

Tendo com tema deste ano “Álbum de Família”, a exposição vai estar patente no piso 1 do Centro até ao dia 7 de outubro e reproduz, não só os retratos de família, mas também a palavra e os textos que as próprias imagens sugerem. Um detalhe interessante para se notar, mas que nem sempre é fácil perceber ao ver as imagens, é todo o ritual que a fotografia desses tempos exigia: a pose e a imobilidade são condições necessárias ao ato fotográfico e à solenidade de uma construção das memórias de família através da imagem.

Neste sentido, as imagens selecionadas para a coleção de Fotografia da Muralha remetem-nos a esses tempos em que a família peregrinava, aprumada, ao estudo fotográfico para que o fotógrafo encenasse uma composição de pessoas sobre fundos neutros ou cenográficos permitindo o registo de um determinado momento na vida daquelas pessoas

Trata-se de uma exposição que resulta de uma parceria entre a Muralha, Associação de Guimarães para a Defesa do Património com o Cineclube de Guimarães, e que conta com o apoio do GuimarãeShopping, da Oficina e da Câmara Municipal de Guimarães.

[ Artigo originalmente publicado no dia 27.07.2016 e atualizado esta sexta-feira, 29.07.2016 ]