Em Portugal existem 1,5 milhões de armas legais e outros 1,5 milhões ilegais no mercado negro

  • Publicado em Atualidade

Há portugueses a comprar pistolas de alarme de calibre 9 mm que depois são transformadas para disparar munições verdadeiras

Com cem euros é possível encomendar uma pistola de alarme a um site registado na Eslováquia ou na Turquia, onde o negócio é legal, que depois pode ser transformada em Portugal e tornar-se uma arma verdadeira.

Há mais de dois anos que esse circuito de aquisição de armas - que em Portugal são ilegais - preocupa as autoridades nacionais por causa da sua transformação e posterior utilização em crimes. "Algumas são pistolas de alarme de calibre 9 mm que fazem tiro automático, basta mudar o cano. E passam depois a disparar munições verdadeiras", adiantou ao DN o intendente Pedro Moura, do Departamento de Armas e Explosivos da PSP.

É, assim, possível comprar estas armas em Portugal utilizando os normais métodos de pagamento. Depois as pistolas de alarme chegam à casa do comprador - ou à morada indicada - por entrega expresso via transporte terrestre.

A Turquia, conhecida pela sua excelência no fabrico de armas de fogo, disponibiliza nos sites as pistolas detonadoras de alarme Zoraki, de calibre 9 mm, pela quantia de 86 euros. Ou a pistola de pressão profissional Zoraki para tiro desportivo calibre 4.5 mm por 249 euros. Qualquer um desses modelos pode ser facilmente adaptado para disparar munições verdadeiras.

A Eslováquia tem também armamento do género. Sete das armas usadas pelos irmãos Kouachi e Amédy Coulibaly nos atentados de Paris em janeiro de 2015 tiveram origem na Eslováquia, onde foram vendidas legalmente e neutralizadas (só podiam atirar cartuchos em branco). "Preocupa-nos o uso cada vez maior de reprodução de armas de fogo, as pistolas de alarme, as 6.35 mm transformadas e as caçadeiras de canos serrados", frisou o intendente Pedro Moura, referindo-se a uma criminalidade que usa armas de baixo custo que depois adapta para assaltos. Outra preocupação é com as armas de airsoft e paintball, transformadas em armas de fogo.