5ª edição. Concurso «Todos Contam» quer ensinar economia aos portugueses

  • Publicado em Atualidade

A união do Banco de Portugal, CMVM, Ministério da Educação e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões lançou a 5ª edição do concurso «Todos Contam», uma iniciativa que visa aumentar a literacia financeira dos portugueses através de projetos apresentados por escolas.

As escolas podem submeter a concurso os seus projetos de educação financeira para o ano letivo de 2016/2017 até ao dia 17 de outubro de 2016.

O «Todos Contam» premeia "os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas (…) escolas não agrupadas, estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos e escolas profissionais que ministrem a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário".

Os projetos candidatos devem sensibilizar os alunos para a importância dos conhecimentos financeiros no quotidiano, desenvolver conhecimentos e capacidades financeiras, promover comportamentos e atitudes financeiras adequados, criar hábitos de poupança e divulgar o portal do Plano Nacional de Formação Financeira.

Serão atribuídos cinco prémios, constituídos por livros e materiais escolares: um para a educação pré-escolar, um por cada um dos três ciclos do ensino básico e um para o ensino secundário", garantem as entidades promotoras, antes de revelar como será feita a distribuição dos prémios: "metade do valor do prémio será atribuída após o anúncio oficial dos vencedores no Dia da Formação Financeira, a 2 de novembro de 2016, e o restante após o final do ano letivo 2016/2017, mediante prova da efetiva implementação dos projetos.

O regulamento do concurso pode ser consultado nos sites da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e as candidaturas podem ser feitas através do endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.