Conferência assinala esta quinta-feira o Dia Internacional dos Arquivos em Guimarães

  • Publicado em Atualidade
No Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, organiza em Guimarães a conferência “A importância da enfiteuse nas dinâmicas de produção documental - Pergaminhos avulsos do AMAP séculos XIII-XVI”, proferida por Rui Faria e Fátima Carvalho Dias, esta quinta-feira, 09 de junho, às 18 horas.

Antes disso, a partir das 15 horas, o Arquivo Municipal de Guimarães promove uma visita guiada às suas instalações, também no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos. A inscrição é individual e gratuita e deve ser feita até esta quarta-feira, 08 de junho, através do endereço de email <Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.>, estando sujeito a confirmação.

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Arquivos, em 2007, e a data invoca o dia 9 de junho de 1948, quando a UNESCO, a agência das Nações Unidas para a Educação e Cultura, fundou o Conselho Internacional dos Arquivos. Proporcionar condições para que em todo o mundo se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos é um dos objetivos da criação deste dia.