400 doentes com Doença de Parkinson seguidos no Hospital de Guimarães

  • Publicado em Atualidade
Portugal tem de cerca de 20 mil doentes

O Dia Mundial da Doença de Parkinson comemora-se esta segunda-feira. O Serviço de Neurologia do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães segue, anualmente, cerca de 400 doentes com Doença de Parkinson, em 3 consultas especializadas. 

O Serviço tem em curso vários estudos e ensaios clínicos nesta área, dispondo de laboratório de Neurofisiologia, acreditado pela Joint Comission International, com capacidade para investigação em análise postural e da marcha, eletroencefalografia e estudos de latência do sono.

Esta Doença tem uma prevalência estimada em Portugal de cerca de 20 mil doentes, sendo a nível mundial a segunda doença neuro degenerativa mais comum. Estima-se que este número venha a aumentar em consequência do envelhecimento da população ocidental.

A Doença de Parkinson caracteriza-se por movimentos lentos e com menor amplitude, rigidez dos membros, tremor de repouso, sobretudo das mãos, e, em formas mais avançadas, marcha lenta e desequilíbrio (instabilidade postural). A doença é progressiva ao longo de quase duas décadas, sendo importante o diagnóstico precoce uma vez que existem medicamentos que conseguem controlar os sintomas da doença de forma relativamente eficaz, providenciando uma melhor qualidade de vida aos doentes.