Março foi o mais frio dos últimos 31 anos em Portugal

  • Publicado em Atualidade

Março foi classificado como "um mês muito frio" e, de acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, foi o março com a temperatura média mais baixa dos últimos 31 anos. Uma tendência que se verifica também em abril. Para hoje há a possibilidade de queda de neve nos onze distritos mais a Norte no País.Em particular durante as noites e manhãs, as temperaturas baixas atingiram valores históricos, o que levou a que durante o terceiro mês do ano a média da temperatura mínima fosse inferior às registadas em dezembro, janeiro e fevereiro. 

No que toca ao frio, o tempo registado veio, assim, confirmar o ditado de "março, marçagão, manhãs de inverno e tardes de verão". Já quanto ao calor, o ditado ficou por confirmar, uma vez que a média máxima obtida foi de uns modestos 15,6 graus Celsius, abaixo dos valores habituais para março. A primavera começou com frio e para abril parece não haver uma alteração significativa, pelo menos até dia 25. Na primeira semana do mês a temperatura mínima média foi de 5,5 graus.

Em termos de precipitação, março registou valores habituais para esta época do ano. Contudo, a falta de chuva no inverno a sul leva a que os solos no Baixo Alentejo e no Sotavento Algarvio estejam sob efeito da seca.