“The Happy Mess” atuam no Café Concerto do CCVF esta sexta-feira

  • Publicado em Atualidade
A partir da meia-noite

Os “The Happy Mess” sobem ao palco do Café Concerto no Centro Cultural Vila Flor esta sexta-feira, 18 de março, à meia-noite, para apresentarem o seu mais recente trabalho «Half Fiction». A banda conta já com alguns êxitos e passou por vários palcos. 

Eram uma banda de garagem na adolescência e anos mais tarde juntaram-se para atuar nas festas da cidade natal, Valpaços. Nos ensaios para esse concerto reacendeu-se a chama e o grupo voltou a juntar-se. O projeto cresce, torna-se mais sério e segue-se o concerto no Super Bock Super Rock que dá à banda uma projeção que surpreendeu. Depois do EP “October Sessions” nunca mais pararam. Seguiu-se o álbum de estreia, “Songs From The Backyard” (2013), produzido por Fred (Orelha Negra, Banda do Mar, 5-30) que revelou grande adesão por parte do público e apresentam agora este “Half Fiction”.

Para este trabalho, os “The Happy Mess” estiveram em reclusão para a preparação do processo criativo que culminou neste álbum. Todos os membros da banda são provenientes de áreas profissionais muito distintas, como comunicação, arquitetura, psicologia ou dança. Apenas um membro é músico profissional, o que resulta numa sinergia muito interessante e que é também matriz identitária deste projeto. Também o gosto pela criação de novas estéticas e o cruzamento com outras áreas da cultura como a pintura, o teatro ou a dança, justifica esta “mess” que dá nome à banda.

Este projeto tem influências de grupos como Arcade Fire, The National, Alt-j ou Tame Impala, sendo natural que o disco revele uma sonoridade cada vez mais evidente no universo do indie rock, com tonalidades de eletrónica e que se divide entre canções que mergulham em estórias e personagens ficcionadas... E outras tantas reais, inquietas e politicamente inconformadas.

[ Artigo originalmente publicado no dia 14.03.2016 e atualizado esta sexta-feira, 18.03.2016 ]