AVE. Iniciativa “Caminhar em Guimarães” dá a conhecer Moreira de Cónegos

  • Publicado em Atualidade
Este sábado

A Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE) organiza este sábado a iniciativa “Caminhar em Guimarães: Moreira de Cónegos”.

Esta primeira atividade de 2016, do ciclo “Caminhar em Guimarães”, pretende dar a conhecer Moreira de Cónegos, com o seu velho moinho recentemente recuperado e a central hidroelétrica sobre o rio Vizela, em jeito de celebração do “Dia Mundial da Água” que se assinala no dia 22 de março. 

Haverá oportunidade de visitar o interior do moinho, que se encontra novamente em atividade, situado na margem da ribeira da Madalena, e as instalações da central hidroelétrica, esta sobre o rio Vizela, observando duas formas de tirar partido da energia hidráulica. 

O restante trajeto permitirá conhecer um pouco mais da freguesia de Moreira de Cónegos que, apesar da forte urbanização, ainda preserva algumas zonas em que é possível o contacto com a natureza.

O percurso, de dificuldade fácil, terá uma distância de 6 kms e uma duração de duas a três horas. O ponto de encontro é junto à sede da Vimágua (Parque das Hortas) às 09 horas ou junto à Igreja Matriz de Moreira de Cónegos, às 09:30 horas.

A participação é gratuita e os participantes devem levar roupa e calçado adequado às condições climatéricas.

[ Artigo originalmente publicado no dia 14.03.2016 e atualizado este sábado,19.03.2016 ]