Vão abrir mais 29 hotéis este ano. Quase metade são em Lisboa

  • Publicado em Atualidade

Saturação do mercado e preços altos dos terrenos provocaram queda no investimento - no ano passado tinham sido inauguradas 46 unidades hoteleiras. Para 2017, já estão prometidos mais 13 hotéis só para Lisboa

Portugal está na moda para os turistas. Só este ano vão abrir mais 29 hotéis, a esmagadora maioria de quatro e cinco estrelas, para responder ao número recorde de dormidas. Quase metade deles em Lisboa. Mas, apesar da euforia, há já uma retração no investimento - no ano passado tinham sido inauguradas 46 unidades hoteleiras, de acordo com os dados da Associação da Hotelaria de Portugal. Alguma saturação do mercado e os preços elevados dos terrenos explicam porquê.

“Estamos a começar a chegar a um ponto em que arriscamos ter excesso de oferta”, avisa Miguel Júdice, presidente executivo da Thema Hotels. “A oferta cresceu 10% em 2015 em unidades hoteleiras, mas há muitas outras plataformas [Airbnb, por exemplo]. Competimos todos pelos mesmos turistas.”

Só na cidade de Lisboa vão abrir 13 novos hotéis. O ritmo mantém-se no próximo ano: mas com quase o dobro dos quartos (1214) face a 2015 (654), segundo os dados da consultora Worx.

A capital concentra, na realidade, grande parte das unidades a inaugurar em 2016. O Norte surge a seguir, com seis novos hotéis, embora apenas só um deles na cidade do Porto. A Invicta assistiu a sete aberturas no ano passado. A região centro também vai sentir uma forte redução: em vez de oito, só vão ser estreados três hotéis em 2016.