Combustíveis. Abastecer volta a ficar mais caro a partir desta segunda-feira

  • Publicado em Atualidade

Os combustíveis vão voltar a subir esta segunda-feira, 7 de março, nos postos de abastecimento portugueses. Segundo apurou o Diário Económico, o gasóleo deverá registar uma subida de 2 cêntimos por litro e a gasolina deverá aumentar 1,5 cêntimos por litro.

De acordo com uma fonte do Económico, “a evolução das cotações em euros aponta para uma subida que deverá rondar os 1,5 cêntimos por litro no caso da gasolina e 2 cêntimos por litro no gasóleo”, avançou. Assim, depois da ligeira descida da semana transata, os combustíveis voltam a subir.

Este agravamento dos preços reflete, em quota parte, pela subida das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o aumento em mais de 5% do crude.

Preços praticados em Portugal continuam a ser dos mais altos da União Europeia

Neste momento, o preço médio do litro da gasolina em Portugal está nos 1,357 euros. Já o gasóleo vale 1,124 euros por litro, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Só a Holanda, Itália e Dinamarca têm a gasolina 95 mais cara que Portugal. O “ranking’ inclui impostos, elaborado, semanalmente, pela Comissão Europeia. No caso do gasóleo, Portugal ocupa a 6ª posição entre os 28 países da UE.

O último relatório da Comissão Europeia mostra ainda que em Espanha, por exemplo, o preço da gasolina é de 1,065 euros, uma diferença 0,292 euros por cada litro em relação a Portugal. Isto quer dizer que uma pessoa que abasteça o seu carro, com 10 litros de gasolina no país vizinho, vai poupar 2,92 euros, face a um posto de abastecimento português.