CCVF. Guimarães recebe estreia nacional do espectáculo de dança de Kaori Ito

  • Publicado em Atualidade
«Je dance parce que je me méfie des mots» sobe ao palco às 22 horas

«Je dance parce que je me méfie des mots», de Kaori Ito, é nome da peça de dança que terá a sua estreia nacional, esta sexta-feira, na edição 2016 do festival GUIdance. O espetáculo tem início às 22 horas, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Esta peça aborda a relação entre um pai e a sua filha. Aqui acontece um reencontro, o recuperar de algo perdido. Um reencontro de afetos, mas também um reencontro artístico de duas pessoas separadas por milhares de quilómetros que se medem também por uma distância cultural.

Em março de 2011, ano em que um enorme tsunami abalou o Japão, e após 10 anos de ausência, Kaori Ito regressou a casa. Uma sensação invadiu a coreógrafa. Depois de 10 anos fora, Kaori encontrou a casa igual, como se tivesse morrido e os seus pais mantivessem a casa intacta para relembrar que ela pertenceu ali. Como se o tempo estivesse suspenso desde a sua partida.

Agora, pai e filha reúnem-se em palco. O pai, escultor, concede à filha a dança de uma vida. Que o espaço seja movido pela reunião destes corpos, moldado pela escultura dele e pela dança dela. A reconciliação pela arte.