Sete ideias de negócio disputam esta 5ª feira a final do SpinUM no AvePark

  • Publicado em Atualidade
Sessão com início às 14:30 horas

Sete novos projetos ligados à Universidade do Minho disputam esta quinta-feira a final do SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio, que atribui prémios e apoio à criação de empresas num total superior a 20.000 euros. A sessão é às 14:30 horas, no auditório do AvePark, nas Caldas das Taipas, Guimarães. 

O júri do concurso é composto por Heitor Benfeito (Portugal Ventures), Carlos Oliveira (InvestBraga), Pedro Martins (2bpartner) e Fernando Alexandre (UMinho). A organização é da TecMinho e do Spinpark.

Os projetos incluem desde a primeira empresa mundial em dispositivos inovadores para ostomias (cirurgias que ligam uma víscera ao exterior do corpo humano), um comando na chave do carro que fixa/desafixa as rodas, evitando o desaparafusamento manual (está a ser alvo de patente), e uma estrutura sustentável amovível para levar bicicletas em autocarros.

Promete-se ainda novos modelos de gestão e produção industrial personalizada, uma plataforma web e mobile de segurança pessoal para as compras, uma rede cooperativa de venda de serviços e, também, uma aplicação móvel grátis para escolher um bar ou discoteca à noite, sabendo em tempo real o ambiente de cada espaço e partilhando a opção com amigos.

As sete ideias finalistas são: Caring4uOstomy, Simply Wheel, BikeOn, GenSys, Marclae, Need-A-Hand e Night Out. O SpinUM premeia e apoia anualmente as ideias de negócio inovadoras e com maior potencial, de qualquer área científica e ligadas à UMinho. 

[ Artigo originalmente publicado no dia 10.02.2016 e atualizado esta quinta-feira, 11.02.2016 ]