Caminhada solidária para ajudar doente com esclerose lateral amiotrófica

  • Publicado em Atualidade
Esta terça-feira, às 10:30 horas

Uma caminhada solidária de cerca de 5 km vai realizar-se esta terça-feira de manhã, a partir das 10:30 horas, em Guimarães. O início e final deste evento será junto ao Hospital Senhora da Oliveira e os donativos dos participantes servirão para adquirir um equipamento para um doente com esclerose lateral amiotrófica.

O Domingos tem 49 anos, foi-lhe diagnosticada a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em 2013 e teve uma evolução rápida. Neste momento não consegue comunicar e torna-se muito difícil ajudar, porque não se consegue perceber a mensagem que o doente quer transmitir.

O objectivo é angariar donativos de forma que se possa adquirir um aparelho Magic Eye, cujo valor ronda os 1.300 euros. Este aparelho vai permitir, com o movimento ocular comunicar.

"A ELA é uma doença neurológica degenerativa e progressiva que surge em idade adulta. Carateriza-se pela perda progressiva da força muscular, culminando na total dependência motora e funcional, com incapacidade progressiva em deglutir, falar e respirar sem apoio ventilatório, mas com preservação das capacidades intelectuais. A evolução de cada caso é imprevisível, a sobrevida média é de cerca de 5 anos."