Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura acolhe duas exposições

  • Publicado em Atualidade
Termina este sábado

«Albuquerque Mendes: Nunca fiz uma exposição de desenhos» e «Tomorrow, Today Will be Yesterday» são os nomes das exposições que estão patentes até este sábado, 13 de fevereiro, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura.

[ Exposição «Albuquerque Mendes: Nunca fiz uma exposição de desenhos» ]

Esta exposição consta de algumas dezenas de cadernos de desenho de Albuquerque Mendes, produzidos num espaço temporal de vinte cinco anos, mas nunca antes mostrados. O material em questão tem sido executado num registo quase diário e com um carácter privado. Os cadernos acompanharam o autor por diferentes geografias e relacionam-se com as suas vivências socioculturais, servindo como registo rápido dos seus pensamentos, da leitura de jornais diários e de livros de poesia, do encontro com grafismos publicitários e palavras soltas.

Enquanto desenhos, estes registos são espaço de acontecimentos e apontamentos do mundo que carregamos, pertencendo ao domínio criativo e inconsciente. A sua sequência quase nunca é coerente; como no quotidiano, as referências que os desenhos atravessam e testemunham são díspares, apesar de se constituírem como rotinas.

[ «Tomorrow, Today Will be Yesterday» ]

Sugerindo o título do projeto como inspiração para uma livre interpretação, foram convidados «sound artists »de todo o mundo para elaborarem uma peça sonora e um vídeo/fotos para uma apresentação pública onde o som é acompanhado pela exibição das imagens. Imagens dispostas aleatoriamente de forma a não coincidirem com as peças sonoras do mesmo autor.

Em vez de um exercício de ligação óbvio entre imagem e som, sugere-se aqui explorar e experienciar a forma como os sons moldam as imagens e vice-versa, mesmo sem uma ligação evidente, excepto a ligação com o título. Um aparente retalho de imagens descontextualizadas que se poderá tornar numa sugestão de diferentes perspetivas dentro do tempo de cada peça sonora.

[ Artigo originalmente publicado no dia 06.02.2016 e atualizado este sábado, 13.02.2016]