Câmara de Guimarães apresenta projeto que vai ensinar a andar de bicicleta em segurança

  • Publicado em Atualidade
Esta terça-feira, pelas 14:15 horas

“EducaBicla” é o nome do projeto que a Câmara Municipal de Guimarães vai apresentar publicamente esta terça-feira, 12 de janeiro, pelas 14:15 horas, no Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Ronfe. A sessão de apresentação, que contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Autarquia, será realizada no decurso na primeira sessão prática neste agrupamento.

O programa, realizado em parceria com a empresa Get Green, tem como objetivo ensinar os alunos do 6º ano de escolaridade do concelho de Guimarães a andar de bicicleta cumprindo as regras de segurança, bem como sensibilizar estudantes entre os 10 e os 12 anos para a adoção de comportamentos amigos do ambiente.

O projeto “EducaBicla”, juntamente com outras estratégias do Município de Guimarães, designadamente, a construção da Ecovia e a criação de mais “Zonas 30”, tem ainda como finalidade sensibilizar e envolver os cidadãos para os modos ativos e hábitos sustentáveis, utilizando a bicicleta de forma segura e responsável.

De acordo com o estudo “Cidades de bicicletas, cidades para o futuro”, realizado pela Comissão Europeia, 11% das medidas tomadas para o incentivo da utilização da bicicleta passam por campanhas de formação e sensibilização. A aposta no “EducaBicla” surge como alavanca para a mudança de comportamentos, no âmbito das políticas de boas práticas ambientais.

[ Artigo originalmente publicado no dia 11.01.2016 e actualizado esta terça-feira, 12.01.2016 ]