Trovadores do Cano cantaram os Reis na Câmara e desejaram um bom ano

  • Publicado em Atualidade
Tradição anual

O Grupo Cultural e Recreativo Trovadores do Cano desejou um próspero ano novo de 2016 a Guimarães, através do tradicional cantar de Reis, esta terça-feira à tarde, 05 de janeiro, na Câmara Municipal, onde apresentaram votos de Boas Festas a todos os funcionários e colaboradores do Município, numa cerimónia onde marcou presença o Vice-Presidente, Amadeu Portilha.

Esta semana, em dias distintos, Guimarães recebe três convívios de Reis em que os protagonistas são idosos pertencentes a instituições de solidariedade social e grupos culturais do concelho, no sentido de preservar tradições que caracterizam a quadra natalícia no âmbito de um conjunto de iniciativas de proximidade entre famílias e a comunidade vimaranense.

Esta quarta-feira, 06 de janeiro, Dia de Reis, a cooperativa Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social organiza um Almoço de Reis no Multiusos de Guimarães, dirigido a todos os portadores do Cartão Municipal do Idoso, esperando-se mais de um milhar e meio de participantes.

Na quinta-feira, 07 de janeiro, a partir das 14 horas, também com o apoio da cooperativa Tempo Livre, decorrerá um Encontro de Reis com instituições de apoio a idosos do concelho, que vão celebrar os Reis interpretando temas alusivos à quadra festiva. A iniciativa musical, agendada igualmente para o Pavilhão Multiusos de Guimarães, conta com a colaboração de 26 instituições e estima-se a participação de cerca de 850 idosos.

No sábado, 09 de janeiro, uma dezena de grupos de música tradicional e popular, sedeados no território vimaranense, participam nas Reisadas 2016. A modalidade do concurso contempla a participação dos grupos num momento de confraternização durante a tarde, com a atuação em lares do concelho e no estabelecimento prisional de Guimarães, e outro no decurso da noite, a partir das 21 horas, com dez grupos participantes a atuarem nas cinco “Portas da Villa”, terminando no Largo da Oliveira.

Na próxima semana, na sexta-feira, dia 15 de janeiro, pelas 10 horas, o Município de Guimarães, os Jardins de Infância e os ATL do concelho vão celebrar o Dia de Reis no Largo da Oliveira. A iniciativa destina-se ao público infantil, mas também aos familiares das crianças numa festa que irá reunir mais de 1.200 jovens no Centro Histórico de Guimarães.