“Materiais Fibrosos na Saúde” em debate esta 4ª feira no campus de Azurém da UMinho

  • Publicado em Atualidade
Último workshop do Ciclo 2020 Challenges

A Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, em parceria com o Infarmed, o IAPMEI e o Hospital da Senhora da Oliveira, realiza esta quarta-feira, 16 de dezembro, o Workshop 2020 Challenges “Materiais Fibrosos na Saúde”, no Auditório Nobre da Universidade do Minho, campus de Azurém, em Guimarães. A participação é gratuita, mas requer inscrição que já pode efetuar em fibrenamics.com. 

Num debate a cinco painéis, moderado pela jornalista da RTP, Cláudia Viana, o workshop tratará de temas como ‘Medicina Hospitalar’, ‘Saúde e Bem-estar’ e ‘Medicina Desportiva’. Judite Neves (Infarmed), Jorge Oliveira (IAPMEI), António Lúcio Batista (Iberia Advanced Healthcare), Mário Vaz (LABIOMEP), Manuel Monteiro (Hospital Privado São Lucas), Cláudia Moura (CM Status) e Dulce Félix (SL Benfica) são alguns dos convidados do dia, que vão debater o tema da perspetiva de investigadores, empresas, profissionais de saúde e utilizadores.

A temática da saúde está permanentemente na ordem do dia visto que interliga, de forma estratégica, o desenvolvimento científico e tecnológico, a saúde e bem-estar individual, representando um dos setores que gera maior impacto anual na economia e sociedade em geral. 

Estas vertentes estão espelhadas nos programas do Horizonte 2020 e do Portugal 2020, que lhes atribui uma enorme importância e lança grandes desafios ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), desafios esses que queremos debater neste workshop, abordando as possibilidades de aplicação de materiais, tecnologias e dispositivos com base em fibras nas diversas atividades do setor da saúde.

[ Artigo originalmente publicado no dia 15.12.2015 e atualizado esta quarta-feira, 16.12.2015 ]