Arquivo cinematográfico da Guiné-Bissau em debate na 4ª edição dos «Encontros para Além da História»

  • Publicado em Atualidade
No CIAJG

A sala de conferências do Centro Internacional das Artes José de Guimarães recebe até este sábado, 12 de dezembro, a 4ª edição dos “Encontros para Além da História”.

A edição 2015 confirma a vocação internacional deste certame, reunindo um conjunto de especialistas provenientes de vários países europeus e africanos que debaterão a reemergência do importante arquivo cinematográfico da Guiné-Bissau.

Este ano, os Encontros terão dois curadores convidados, Filipa César e Tobias Hering, que conceberam um evento que incluirá conferências, debates e sessões de projeção, em torno da memória, sobrevivência e potência da linguagem do filme na construção de um arquivo que surgiu num contexto sociopolítico muito singular – a construção de uma nação que lutava pela sua independência.

Está já confirmada a presença de Jean-Pierre Bekolo (cineasta, Yaoundé), Sónia Borges (historiadora, candidata a PhD Lisboa, Berlim), Wladimir de Brito (advogado, Guimarães), Anselm Franke (curador, diretor artístico HKW, Berlim), Nuno Faria (curador, diretor artístico CIAJG, Guimarães, Lisboa), Louis Henderson (artista, Paris, Londres), Grada Kilomba (psicóloga, escritora, artista, Berlim), Catarina Laranjeiro (cineasta, historiadora, candidata a PhD, Lisboa, Berlim), Patrícia Leal (artista e cineasta, Lisboa), Olivier Marboeuf (curador, produtor, diretor artístico Khiasma, Paris), Sana na N'Hada (cineasta, Bissau), Yonamine (artista, Berlim) e Ala Younis (curador e artista, Amman).

A inscrição nos “Encontros para Além da História” é gratuita, podendo ser efetuada no Centro Internacional das Artes José de Guimarães ou no site www.ciajg.pt através do formulário de inscrição disponível online. O certame que arrancou na quinta-feira, decorrerá das 18 às 20 horas, enquanto na sexta e no sábado funcionará das 10 às 20 horas.

[ Artigo originalmente publicado no dia 04.12.2015 e atualizado esta sexta-feira, 11.12.2015 ]