Archie Shepp. Lenda do jazz atua hoje no Grande Auditório do CCVF (vídeo)

  • Publicado em Atualidade
Às 22 horas

O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor recebe esta sexta-feira, pelas 22 horas, o concerto de Archie Shepp, no âmbito da 24ª edição do festival Guimarães Jazz.

Com quase oitenta anos de vida, quase sessenta dos quais em permanente atividade como músico, poeta e escritor, teórico, pedagogo e ativista político, Archie Shepp é uma das figuras mais marcantes da história do jazz.

Saxofonista, compositor e ocasional pianista e cantor, Shepp é um dos mais distintos representantes do movimento avant-garde no jazz, embora a amplitude estética da sua música transcenda largamente o free jazz enquanto género, sendo habitada pelo espírito da música negra americana e do afrocentrismo.

Archie Shepp será acompanhado neste concerto por três dos seus mais regulares colaboradores musicais: Carl Henry Morisset no piano, Darryl Hall no contrabaixo e Steve McCraven na bateria. Um momento único para mergulhar profundamente no espírito da música de um dos mais influentes e criativos saxofonistas da história do jazz.