Preços dos combustíveis deverão registar aumentos de um cêntimo para todos os produtos

  • Publicado em Atualidade

Os preços vão regressar às subidas a partir de segunda-feira, após a diminuição das duas últimas semanas. Mas em cinco dos postos, até domingo, ainda há gasóleo a menos de um euro por litro.

A fatura dos combustíveis volta a encarecer na próxima semana. Fontes do sector sondadas pelo Económico apontam para uma subida de preço de um cêntimo por litro, tanto para o gasóleo como para a gasolina: “A evolução dos preços de venda ao público deverá registar aumentos de um cêntimo para todos os produtos”.

A contribuir para a subida dos preços está o aumento das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o aumento do crude. A desvalorização do euro face à 'nota verde' também agrava a subida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.

Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal está atualmente nos 1,368 euros, enquanto o gasóleo vale 1,153 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O site da DGEG mostra ainda que entre os postos mais económicos do país há cinco (ver em baixo) que vendem gasóleo abaixo de um euro, uma situação que já não se verificava há vários anos. Mas para encher o depósito a este valor terá de o fazer antes de segunda-feira, altura em que os preços voltam a subir.