CAAA acolhe a exposição «It was only a moment for you» até dezembro

  • Publicado em Atualidade
Mostra é inaugurada este sábado

O Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura recebe este sábado, pelas 16 horas, a inauguração da exposição «It was only a moment for you», da artista norte-americana Candice Lin.

A mostra é o elemento central do projeto curatorial de Valdívia Tolentino, Luís Pinto Nunes e Luís Albuquerque Pinho, que estará patente até 06 de dezembro. Assumindo a exposição de Lin enquanto momento transversal, o programa é composto por duas partes distintas, ainda que complementares.

Na primeira parte, o espetador é convidado a uma imersão no processo investigativo de Lin, uma vez que a exposição é tida como uma complexa teia de referências tão díspares, quanto o filme «Sans Soleil», de Chris Marker, o pensamento sobre a «Poética da Relação», de Edouard Glissant, a «Ontologia Orientada para os Objectos», cunhada pela filósofo Graham Harman, ou ainda a noção de verticalidade e de horizontalidade. Lin apresenta ainda «Plants in Transition», projeto colaborativo desenvolvido em conjunto com Patrick Staff, em que os artistas desafiam o nosso entendimento do corpo, da natureza e questões de género.

Já no segundo momento, os curadores Luís Albuquerque Pinho e Luís Pinto Nunes irão provocar o questionamento e a reflexão em torno da pesquisa de Candice Lin. O projeto materializa-se num convite às intervenções dos artistas Catarina Miranda e Jonathan Uliel Saldanha, Dário Cannatà, Inês Castanheira, Isabel Carvalho e do colectivo SVÄR, no que será uma experiência trans-sensorial, que pretende subverter a ideia de exótico e do léxico subjetivo associado.

No sábado, 21 de novembro, serão exibidos dois filmes essenciais ao projeto, e será lançado um livro de artista dedicado à pesquisa de Candice Lin, para o projeto expositivo «It was only a moment for you».