Seleção Futebol Feminino será recebida esta 5ª feira na Câmara Municipal de Guimarães

  • Publicado em Atualidade
Qualificação para o europeu 2017 começa em Moreira de Cónegos

A Câmara Municipal de Guimarães vai receber esta quinta-feira, 22 de outubro, pelas 11 horas, uma comitiva da Seleção Portuguesa de Futebol Feminino, que se encontra a preparar em Guimarães o jogo de estreia na fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2017, cujo compromisso inaugural está agendado para a próxima terça-feira, 27 de outubro, pelas 15 horas, frente à República da Irlanda, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município de Guimarães, com competências delegadas na área do Desporto, vai receber a equipa das Quinas no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Inserida no Grupo 2 da fase de apuramento, juntamente com a Finlândia, Montenegro, República da Irlanda e Espanha, esta é a primeira vez que a seleção feminina joga em Guimarães, tendo sido surpreendida, no primeiro dia de estágio, com uma atuação musical da “Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho”.

Além da República da Irlanda, até ao final deste ano a Seleção vai defrontar ainda a congénere do Montenegro, a 26 de novembro, no Estoril, e a formação espanhola no dia 01 de dezembro, em Badajoz. Portugal só voltará a competir em abril, no dia 08, novamente frente a Espanha, mas, desta vez, em território nacional. Já a 03 de junho, as atletas portuguesas viajam até Montenegro e no dia 07 do mesmo mês vão à Finlândia para defrontar a seleção daquele país.

Calendário rumo ao Euro 2017

A 16 de setembro, é a vez das jogadoras finlandesas retribuírem a visita a Portugal. A fase de grupos termina com a deslocação à República da Irlanda no dia 20 do mês de setembro de 2016. Nesta altura, foram já realizados dois jogos referentes ao Grupo 2, tendo a Finlândia vencido o Montenegro (1-0), em casa, no dia 17 de setembro. Quatro dias depois, derrotou fora de portas a República da Irlanda (0-2). As finlandesas comandam, assim, o grupo com 6 pontos.

Os vencedores de cada um dos oito grupos assegurarão a presença na fase final do Campeonato da Europa, que irá ter lugar na Holanda, nos meses de julho e agosto de 2017, o mesmo acontecendo com os seis melhores segundos classificados. Os restantes segundos classificados disputarão, depois, um play-off do qual sairá mais uma seleção apurada, completando assim a lista de 16 seleções finalistas.

A Seleção de Portugal tenta a primeira qualificação para fases finais desta competição, que está sob a alçada da UEFA desde 1991, sendo que, entre 1984 e 1989, foram disputados três torneios com o nome de “European Competition for Representative Women's Teams”. Na preparação para esta competição, a Seleção Nacional realizou dois jogos com a Ucrânia, a 19 e 21 de setembro, tendo empatado o primeiro (1-1) e perdido o segundo (2-0).

 

[ Artigo originalmente publicado no dia 21.10.2015 e atualizado esta quinta-feira, 22.10.2015 ]