Centro de Convívio de Infantas abre ao público esta segunda-feira

  • Publicado em Atualidade
Espaço adaptado para 20 utentes

A abertura ao público do Centro de Convívio de Infantas, equipamento social instalado no readaptado edifício da antiga escola primária, está marcada para esta segunda-feira, 05 de outubro. O anúncio foi feito no passado dia 27 de setembro, durante a cerimónia de inauguração presidida por Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, que enalteceu o novo projeto dinamizado pela Junta de Freguesia, num espaço adaptado para ter uma capacidade de 20 utentes.

Inicialmente, o Centro de Convívio de Infantas irá funcionar de segunda a quinta-feira, das 14 às 17 horas, período durante o qual serão realizadas aulas de ginástica, música, atividades de animação sociocultural e estimulação cognitiva. As sessões serão lecionadas por professores da área e as atividades efetuadas por uma técnica licenciada em gerontologia, em regime de voluntariado.

O novo espaço social de Infantas, que disponibiliza também uma sala de enfermagem e diferentes gabinetes técnicos, destina-se a pessoas com mais de 60 anos, embora sejam aceites utentes com idade inferior, a fim de combater situações de isolamento por desemprego, bem como prevenir episódios de depressão ou retardar doenças degenerativas como Alzheimer ou Parkinson.

A ideia do Centro de Convívio surgiu devido ao facto da população sénior necessitar de um local de encontro e de lazer. Há dois anos, a Junta de Freguesia de Infantas deu início ao projeto de ginástica sénior e, no final do primeiro ano de atividade, 26 alunos, com idades compreendidas entre os 56 e os 82 anos, estavam já a frequentar o programa de âmbito social.

[ Artigo originalmente publicado no dia 28.09.2015 e atualizado esta segunda-feira, 05.10.2015 ]