Desincoop assinala o «Dia da Memória do Holocausto dos Roma» em Auschwitz

  • Publicado em Atualidade
Na Sociedade Martins Sarmento

A Desincoop – Desenvolvimento Económico, Social e Cultural, Crl vai assinalar este domingo, 2 de agosto, o Dia da Memória do Genocídio dos Roma/ciganos, com a promoção do evento «Memórias», que vai ter lugar na Sociedade Martins Sarmento em Guimarães, a partir das 18:30 horas.

A iniciativa decorre no âmbito da parceria no projeto «Roma Genocide – Part of European History», co-financiado pelo programa Europa para os Cidadãos e tem como objetivo sensibilizar a comunidade em geral e melhorar o conhecimento sobre esta catástrofe sem precedentes.

Este domingo, celebra-se o 71º aniversário do extermínio em massa dos Roma/ciganos em Auschwitz, porque foi na noite de 2 para 3 de agosto de 1944, que no maior complexo de campos de concentração que os nazis construíram na Polónia ocupada, foram levados para a câmara de gás V e exterminados 2.897 ciganos, entre homens, mulheres e crianças.

No evento irá decorrer uma exposição fotográfica e de um mural pintado por jovens, livros, momentos de dramatização, dança e música e, por fim, ao pôr-do-sol serão acendidas velas pelas vítimas do campo cigano em Auschwitz.

Desde 1997 que esta data passou a ser reconhecida como «O Dia da Lembrança do Genocídio dos Roma» e, este ano, a 15 de Abril foi a vez do Parlamento Europeu reconhecer o dia 2 de agosto como o «Dia da Memória do Holocausto dos Roma».