Feira Afonsina 2015 termina este domingo em Guimarães

  • Publicado em Atualidade

A 5ª edição da Feira Afonsina termina este domingo à noite nas ruas e praças do Centro Histórico de Guimarães. O evento, que arrancou na sexta-feira, proporciona a todos os que visitam a Cidade-Berço um conjunto de experiências intensas e memórias inesquecíveis, nomeadamente, através da construção de espaços temáticos e de interação com as personagens que habitam esta recriação.

Este ano, o certame medieval decorre nos dias seguintes às comemorações da Batalha de São Mamede, e tem como temática o episódio da “Carta de confirmação do Foral de Guimarães”, outorgada pelo Infante D. Afonso Henriques a 27 de abril de 1128.

A continuidade deste projeto resulta do sucesso obtido nas edições anteriores e na vontade expressa do Município em recriar o ambiente social e económico da época do Condado Portucalense.

Fruto de uma sólida memória cultural, instalada e refletida no imaginário coletivo da comunidade, realçando e valorizando a identidade histórico-cultural impressa no código genético da cidade, Guimarães apresenta-se como palco privilegiado para a realização da Feira Afonsina, que será alargada este ano a mais cinco espaços públicos.