Os sons e as imagens que marcaram o jogo da Selecção em Guimarães

  • Publicado em Videoclip's

seleccao bancadaO jogo particular entre Portugal e o Equador «pintou» as bancadas do Estádio D. Afonso Henriques com 20.286 adeptos. Além do hino nacional e dos tradicionais cânticos efusivos, os vimaranenses ensaiaram também a «hola mexicana» e puxaram pela equipa das Quinas.

Este foi o sexto jogo da Selecção A, em Guimarães. A primeira partida aqui disputada celebrará 30 anos na próxima semana. Foi no dia 16 de Fevereiro de 1983, frente à França, num particular de má memória, que terminou com uma derrota por 0-3.

Cerca de dezasseis anos depois, a 26 de Março de 1999, Portugal regressou à Cidade-Berço, em partida referente ao apuramento para o Campeonato da Europa de 2000, frente ao Azerbaijão, tendo a Selecção Nacional vencido por concludentes 7-0.

A 6 de Setembro de 2003, Portugal recebeu a Espanha na estreia da Selecção no remodelado Estádio D. Afonso Henriques, num jogo de preparação para o Euro 2004, em que a formação espanhola levou a melhor por 3-0.

Portugal jogou ainda em Guimarães nas últimas duas qualificações para fases finais, primeiro em 2009, a 14 de Outubro, numa vitória por 4-0 sobre a selecção de Malta no apuramento para o Campeonato do Mundo da África do Sul 2010. E, depois, em 2010, no dia 3 de Setembro, num empate a 4 golos com o Chipre, em jogo a contar para o apuramento para o Campeonato da Europa da Polónia e Ucrânia 2012.

[ Formato Sapo.pt ]

[ Formato YouTube.com ]

Reportagem: Ricardo Rocha | Imagem e Edição: Júlia Fernandes