Tempo Livre admitida na ENSE - European Network of Sport Education

  • Publicado em Sociedade
Promoção da ciência e educação desportiva a nível europeu

A Tempo Livre foi admitida como membro efectivo da ENSE – European Network of Sport Education, uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Vienna (Áustria), que agrupa organizações académicas, profissionais, desportivas e governamentais e que atua no âmbito da promoção da ciência e educação desportiva a nível europeu.

Presente em mais de 30 países e em actividade desde a década 80, o trabalho da rede europeia de educação desportiva estende-se a áreas como a educação e atividade física, coaching, gestão, saúde e desenvolvimento social.

A ENSE, da qual a Tempo Livre passou a fazer parte, coopera nos processos de desenvolvimento, implementação e disseminação de projectos de educação desportiva na Europa e tem o estatuto de observadora no Grupo de Trabalho do Conselho Europeu sobre o desenvolvimento dos recursos humanos no desporto.

A rede europeia de educação desportiva foi a primeira organização do género a surgir na Europa, sendo referência em matérias relacionadas com a educação e as políticas desportivas.

A especialização da ENSE no tema da educação desportiva, a diversidade dos membros da rede, as relações com várias outras organizações europeias e uma equipa que conjuga conhecimento académico e prático, são factores que fazem a organização beneficiar de grande reputação internacional.

Recorde-se que no seio da Tempo Livre foi recentemente criado o Centro de Estudos do Desporto – Guimarães (CED-G) que tem como objetivo principal implementar um programa de atividades, serviços e estudos conducentes à qualificação e capacitação dos agentes desportivos locais e ao enriquecimento da política desportiva do concelho, reforçando o impulso da trajetória que ganhou dinâmica em 2013, ano em que Guimarães celebrou o título de Cidade Europeia do Desporto.